Baterias Automotivas – Manutenção Preventiva

Baterias Automotivas – Manutenção Preventiva

As baterias automotivas são peças imprescindíveis para todo tipo de veículo, uma vez que são as responsáveis por fornecer eletricidade para os sistemas de partida, de ignição, iluminação e demais dispositivos elétricos de um automóvel. Elas funcionam a partir de uma reação eletroquímica, que, quando ativada, gera corrente.

Manutenção preventiva

Quanto tempo dura uma bateria? Essa é uma pergunta bastante frequente, porém não há uma resposta exata para esse questionamento, pois a vida útil desse equipamento depende da forma como ele é utilizado. Um carro com um som muito potente ou com muitos aparelhos de DVD, por exemplo, consome mais bateria do que um veículo comum. Em condições normais, uma bateria costuma durar cerca de dois anos.

Além do desgaste natural, uma bateria pode ter sua capacidade reduzida em decorrência de vários problemas como curto-circuito internos, falhas no alternador — dispositivo que mantém a bateria carregada durante o funcionamento do motor —, perda de material ativo, corrosão nas placas, descargas excessivas ou cargas inadequadas.

Entretanto, as causas mais comuns de desgaste nesses dispositivos são provocadas pelo uso incorreto do equipamento, como deixar componentes elétricos — som, dvd, faróis, luz interna, painel — ligados por muito tempo com o motor desligado, deixar o veículo parado ou não utilizado por muito tempo, “chupetas” malfeitas e a utilização de soluções eletrolíticas inapropriadas.

Outro erro muito comum é geralmente provocado pelo famoso “jeitinho brasileiro” de que “qualquer bateria serve”. Caso o alternador de seu carro não tenha capacidade suficiente para carregar uma bateria de amperagem muito alta, por exemplo, o equipamento terá seu desempenho comprometido e sua vida útil reduzida. E isso ocorre tanto por falta de conhecimento dos diversos modelos e tipos de baterias disponíveis no mercado, como por descuido de não checar o dispositivo ideal.

Uma bateria avariada dá sinais de sua deterioração quando apresenta dificuldades de ignição ao ser acionada para dar a partida no veículo ou problemas para sustentar uma tensão estável para manter em funcionamento dispositivos eletroeletrônicos do veículo. Outras formas de detectar eventuais problemas de redução de desempenho são por meio de testes com cargas de baixa resistência e pela checagem do nível da água do dispositivo.

Benefícios de se realizar a troca da peça

A troca da bateria automotiva com sinais de desgaste é essencial para não comprometer outros dispositivos elétricos do veículo que, além de apresentarem mau funcionamento, podem até incorrer em curtos-circuitos internos.

Quanto mais rápida é realizada a troca desse dispositivo, menores são os riscos relacionados à segurança dos usuários do veículo, uma vez que não há momento mais desagradável do que o carro não ligar por conta de problemas desse tipo. E isso pode ocorrer tanto em um dia normal, como em uma viagem ou até mesmo durante uma emergência.

Além do mais, sempre procure um profissional ou uma empresa especializada para realizar a troca desse componente, pois somente técnicos podem orientar sobre qual a bateria mais adequada para ser instalada, tendo em vista a potência do carro, os tipos e a quantidade de equipamentos instalados, o espaço interno disponível e as características do alternador