Quando você usa seu carro no dia a dia é essencial fazer a manutenção preventiva do veículo

Quando você usa seu carro no dia a dia é essencial fazer a manutenção preventiva do veículo

A correta lubrificação é  fundamental para a saúde e durabilidade do motor. Mas apesar de estar na lista de procedimentos de rotina na manutenção do veí­culo , a troca de óleo ainda gera dúvidas em muitos usuários. A tarefa do óleo é , com a viscosidade, evitar o atrito entre as peças móveis do motor, garantindo bom funcionamento, sem o aquecimento excessivo e sem desgastes no sistema mecânico.

Com o uso do motor, o óleo vai recebendo uma carga de partículas que interferem na viscosidade e em sua eficiência. Por esta razão deve ser trocado periodicamente. O correto é  seguir as instruções indicadas no manual do fabricante do veículo quanto ao tipo de óleo usar, a quantidade adequada e o limite de quilometragem para nova troca.

Além disso é preciso estar sempre atento ao nível do óleo, que não pode ficar acima da marcação máxima nem abaixo da marcação mí­nima da vareta. Em carros de passeio o normal é que o carro consuma meio litro a cada mil quilômetros rodados, mas cada fabricante especifica um consumo normal para o seu motor.

Filtros do motor

Basicamente, muitos donos de carros procuram dar atenção somente ao filtro de óleo, o que é bem comum por ser um í­tem de troca mais frequente. Porém para o adequado funcionamento do motor existem outros filtros onde há necessidade de uma atenção especial.

Listamos alguns deles abaixo.

  • Filtro de óleo
  • Este é com certeza um dos mais importantes, porque irá garantir a vida útil do seu motor por muito tempo. Como todo filtro que se conhece, a principal função dele é reter todas as impurezas que o óleo possa ter. A vida do filtro do óleo é limitada, e mesmo que tomemos todo cuidado do mundo sua função é reter sujeira e esta sujeira também é inerente a  vida do motor, ou seja, não há como evitar de alguma forma este acúmulo de impurezas. Vale lembrar que em um extremo de sujidade retida no filtro, inicia-se um processo de restrição de fluxo de óleo no motor onde, a vazão da bomba passa a ser reduzida e a pressão também não vence esta retenção. Em algum momento haverá falta de óleo ao motor e ai o desgaste do que se acentua.

  • Filtro de combustí­vel
  • Uma vez que você entendeu o princípio de funcionamento de um filtro, para as demais variações a tudo igual. Com o filtro de combustível não é diferente. Se este filtro estiver excessivamente contaminado, a bomba de combustível não terão capacidade de alimentar o motor adequadamente e em um caso extremo, o filtro pode não suportar a pressão enviada e estourar provocando vazamentos. O sintoma que mais exemplifica um filtro de combustível contaminado é a perda de potência do motor de forma gradativa.

    Filtro de combustí­vel

    Ele filtra o ar que entra na camara do motor junto ao combustível, evitando a entrada de resí­duos que possam prejudicar o processo de combustão. A falta da troca regular dos filtros de ar podem resultar em aumentos drásticos no consumo de combustí­vel e comprometendo a longevidade do motor por deixar que as impurezas se acumulem.