A correta lubrificação é fundamental para a saúde e durabilidade do motor. Mas apesar de estar na lista de procedimentos de rotina na manutenção do veículo , a troca de óleo ainda gera dúvidas em muitos usuários. A tarefa do óleo é , com a viscosidade, evitar o atrito entre as peças móveis do motor, garantindo bom funcionamento, sem o aquecimento excessivo e sem desgastes no sistema mecânico.
Com o uso do motor, o óleo vai recebendo uma carga de partículas que interferem na viscosidade e em sua eficiência. Por esta razão deve ser trocado periodicamente. O correto é seguir as instruções indicadas no manual do fabricante do veículo quanto ao tipo de óleo usar, a quantidade adequada e o limite de quilometragem para nova troca.
Além disso é preciso estar sempre atento ao nível do óleo, que não pode ficar acima da marcação máxima nem abaixo da marcação mínima da vareta. Em carros de passeio o normal é que o carro consuma meio litro a cada mil quilômetros rodados, mas cada fabricante especifica um consumo normal para o seu motor.
Filtros do motor
Listamos alguns deles abaixo.