Além disso, é importante manter o equipamento em funcionamento e fazer a limpeza periódica do sistema de climatização. Isso evita a proliferação de fungos e bactérias, que causam cheiro ruim na cabine e podem disseminar doenças, e aumenta a vida útil do equipamento.
Se ligue e respire bem
Deixar de usar o ar-condicionado do carro pode causar problemas?
Sim. Como o ar-condicionado veicular, é um sistema complexo, com compressor, gás refrigerante e condensador, é sempre bom acioná-lo para evitar que falhe por falta de uso. O sistema pode se tornar inoperante se ficar parado, mesmo que por poucas semanas.

Qual a frequência e por quanto tempo deve-se ligar o ar-condicionado?
Para mantê-lo operante, a recomendação é ligar o ar-condicionado ao menos uma vez por semana — e no máximo a cada 15 dias –, por 5 minutos ininterruptos.

O ar-condicionado precisa estar desligado quando der a partida no carro?
Não. Na década de 1990 essa era uma prática comum e recomendável para não sobrecarregar o motor, mas as centrais eletrônicas dos modelos atuais se encarregam de fazer a embreagem eletromagnética do compressor entrar em ação no melhor momento.
Preciso limpar as saídas de ar do painel?
É recomendável a limpeza das saídas de ar com pano úmido ou com um pincel macio. Isso elimina a poeira e, junto com ela, eventuais bactérias. Qualquer produto que não agrida o plástico das aletas de saída pode ser usado.
Fungos e bactérias são comuns nos sistemas de climatização?
Sim. As tubulações podem abrigar microrganismos que, em casos extremos, provocam distúrbios nas vias aéreas do motorista e ocupantes. Alguns modelos topos de linha já incluem tecnologia de micro/nano compósitos nessas tubulações, para combater as bactérias. Mas essa ainda é uma solução cara e pouco difundida.