Você já sabe o que acontece quando não nos alimentamos direito, não dormimos o suficiente e levamos uma vida desregrada, não é mesmo? Aparecem doenças e problemas de todo o tipo, e o nosso corpo não consegue mais funcionar da mesma maneira. O mesmo acontece também com o seu carro: se você não faz as manutenções e revisões periódicas, o tempo de vida do equipamento e seu valor diminuem muito, além de comprometer sua segurança no trânsito.
As revisões periódicas são importantes para diagnosticar e evitar qualquer problema mais grave e dores de cabeça! Fazer a revisão no seu veículo a cada 10 mil quilômetros ou a cada seis meses, conforme especificado pelo manual do proprietário, é uma das formas mais precisas de se evitar desastres no trânsito, principalmente nas estradas.
O que o dono do veículo deve ter em mente é que não é bom (muito menos barato) deixar para revisar o carro só quando ele estiver com algum defeito, pois você pode evitar muitos gastos ao descobrir rapidamente que algo está errado com o seu veículo. E também muitos outros problemas, como acidentes.
Por tudo isso, quem faz a revisão do veículo de maneira correta pode garantir uma vida mais longa e útil ao carro.
O que é feito no Check-up automotivo?
Em um procedimento básico de revisão veicular são feitas diversas verificações em todos os sistemas do carro, que irão apontar se há ou não algum problema no estado geral do equipamento. Motor, freios, correia e itens de segurança são inspecionados. Também é feita a troca dos fluidos (óleo do motor, dos freios) e dos filtros (ar e combustível). Quanto maior for a quilometragem do seu veículo, mais acessórios serão acrescentados à lista de revisão: amortecedores, velas e cabos de vela, sistema de arrefecimento, entre outros.
Cuide do seu carro diariamente!
Não deixe a manutenção do seu carro apenas para as revisões! Todos os dias você deve cuidar da manutenção do seu veículo. Quer saber como? Com medidas simples, como checar os níveis de água (muito cuidado: só faça isso com motor frio), do óleo (também com o motor frio) e a calibragem dos pneus. Tudo isso ajudará seu carro a rodar melhor!
Quais itens devo verificar?
Anota aí quais são os itens que você deve ficar de olho:
– Água;
– Óleo;
– Carburador;
– Velas;
– Catalisador;
– Filtro de ar.
Motivos para fazer a manutenção do carro!
Levar o veículo regularmente para a revisão aumenta a vida útil do equipamento, evita desvalorização, diminui as chances de o carro te deixar “na mão” na hora que você mais precisa, evita gastos desnecessários com reboques, consertos, peças e até mesmo com multas, pois muitos componentes do carro têm de estar obrigatoriamente em bom estado por determinação legal!
Mas se você ainda não se convenceu, listamos 5 razões para que você faça a manutenção preventiva do seu carro:
– O seu carro irá durar mais;
– O desempenho do carro melhora (muito);
– Sem surpresas (desagradáveis) no meio do caminho;
– Sem gastos desnecessários, pois a manutenção preventiva sai mais barato do que comprar peças de uma última hora;
– Mais segurança para você e sua família.
Gostou da matéria? Está na hora de revisar seu veículo? Conta para a gente nos comentários e não se esqueça de que a manutenção preventiva vale muito mais a pena do que ser pego de surpresa!









